Grandes autores Grandes livros

Aqui encontra links para vídeos e áudios sobre grandes autores e as suas obras, recensões de livros, textos literários de minha autoria e notícias do mundo literário

Chamo-me Sebastião Barata e resido em Lisboa. Tenho 79 anos e leio desde muito novo. Uso a minha grande biblioteca para fazer vídeos e áudios que divulgo nas minhas redes sociais. Sigam-me!

Joaozinho.jpg

Há vários anos que o Dr. Serafim Soares lhe dizia:

– A senhora devia levar o garoto à praia todos os anos uns dias no verão. É o melhor remédio para os problemas de garganta que tem. Talvez conseguíssemos evitar ter de o operar às amígdalas.

Genoveva trabalhava na fábrica, mas ganhava o salário mínimo e o dinheiro era pouco, especialmente desde que o marido a abandonara. O que lhe valia era o que tirava da hortinha que tinha nas traseiras da sua casa. A chefe da sua secção bem lhe dizia:

– Pensa no garoto, Genoveva. Aparece aqui sempre tão amarelento quando vem da escola. Se não fazes alguma coisa por ele, ainda para aí te morre.

– Mas o que hei de fazer, dona Rosa. O médico bem diz que o leve à praia, senão vai ter de o mandar operar. Mas eu não tenho dinheiro para a operação, quanto mais para ir gastar em férias.

Quando casaram, a tia Marquinhas que morava em Lisboa lá para a zona de Alcântara, convidou o jovem casal a ir à capital e terem uns dias de praia. A sua prenda de casamento seria proporcionar-lhes esta lua-de-mel. Foram poucos dias, mas Genoveva nunca mais os esqueceu. Depois de almoço, o tio Luís que era guarda-freio da Carris, levava-os no elétrico até ao fim da linha em Algés. Ficavam por lá umas horas estendidos na areia, até apanharem o elétrico outra vez ao fim da tarde.

Nesse tempo, o seu Adriano era atento e carinhoso. Como mudou depois, especialmente quando o garoto nasceu. Trabalhava na pedreira agarrado todo o dia ao martelão, vinha sempre muito cansado e mal disposto. Um dia, houve um rebentamento de dinamite que correu mal. Morreu o manobrador dos explosivos e outros operários ficaram feridos, sendo Adriano um deles. Depois de sair do hospital, onde esteve internado por conta do seguro, não quis trabalhar mais nas pedras. Emalou uma trouxa e disse que ia para França. Quando estivesse a trabalhar, chamava a família. Nunca mais deu notícias.

Férias foi coisa que Genoveva nunca teve. Mar foi coisa que nunca tornou a ver depois da lua-de-mel. Se antes não podia gozar, muito menos depois do seu homem ter abalado.

Nesse ano, a chefe Rosa passou o inverno a convencê-la a tirar uns dias para ir à praia:

– Não vês como o teu Joãozinho anda? Outra vez sempre cheio de febre e a tomar remédios. Há quem alugue casas baratas. As condições não serão as melhores, mas proporcionas aquele ar do mar ao teu filho e és bem capaz de poupar em remédios no inverno o que vais gastar na praia no verão. Fala com o ti Joaquim que vai todos os anos para a Figueira. Dei uma palavrinha à ti Conceição e eles já estão de saber.

Finalmente, lá se deixou convencer. O tio Joaquim, que era reformado da tropa e ia todos os anos passar férias na Figueira da Foz, ofereceu-se para lhe arranjar casa. Telefonou para um antigo camarada que vivia lá, contou-lhe a situação e lá conseguiu uma casinha barata. O outro disse-lhe que, por aquela renda, não estivessem à espera de que fosse grande coisa.

– O meu camarada conseguiu arranjar uma casa boa para ti – contou ele à Genoveva todo contente de poder ajudar. – Diz que não é nada de luxo, mas duas semanas mal passadoras são. O importante é que o Joãozinho tenha praia e venha de lá melhor, para passar bem o inverno.

No dia aprazado, o sargento Joaquim e a sua esposa Maria da Conceição, que iam sempre para a praia no seu carro, deram-lhes boleia e lá foram os quatro para férias. O João ia eufórico e nem deu conta dos 200 km percorridos, mas Genoveva ia um pouco apreensiva. Seria o que Deus quisesse. Como lhe dizia a dona Rosa, o importante era a saúde do seu menino.

De facto, a casa era pequena. Ficava num pátio, com outras casas semelhantes ao redor. A porta, que tinha fitas plásticas coloridas para dificultar a vida às moscas, dava acesso direto à cozinha, onde havia um lava-louças com uma torneira saída da parede, um pequeno fogão a gás em cima de uma bancada com uma porta e uma gaveta, uma mesinha com duas cadeiras e um armariozito suspenso na parede, com uma porta de vidro onde assomavam alguns copos e pratos. Não havia janela. Só um postigo envidraçado na porta, por onde entrava uma reduzida claridade. Para se ver bem, era preciso manter a porta aberta.

Ao fundo da cozinha, outra porta dava acesso a um pequeno quarto. Este recebia um pouco mais de claridade, mercê de uma pequena janela, que dava para um quintal, onde havia um galinheiro, uma jaula com coelhos e uma pequena horta, onde se destacavam alguns pés de couve com mais de um metro de altura.

Casa de banho não havia. Mas existia uma pequena divisão ao fundo pátio, a que a senhoria chamava pomposamente o “banheiro” e que servia os moradores de todas as casinhas do pátio. Não havia lavatório, mas tinha uma sanita e um chuveiro, sob o qual jazia um estrado de ripas de madeira, um pouco embolorecidas. Ao lado do “banheiro”, encontrava-se um velho tanque de cimento, que recebia água de uma torneira e esgotava para o chão de terra batida. Do muro saíam duas barras de ferro ferrugentas ligadas por um arame, que eram o estendal comum de todos os moradores do pátio.

Embora inquilina por 15 dias, Genoveva ficou desapontada. Mas lembrou-se das palavras do tio Joaquim de que “duas semanas mal passadoras são” e, de facto, a renda não merecia melhor acomodação. Prometeu a si mesma nunca mais alugar casa sem a ver primeiro.

O João é que não era da mesma opinião e dizia:

– Gosto muito desta casa, mãe. Não é tão boa como a nossa, mas tem a coisa mais linda do mundo: o mar, que eu nunca tinha visto”.

 

Posted in

Deixe um comentário

Discover more from Grandes autores Grandes livros

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading