Grandes autores Grandes livros

Aqui encontra links para vídeos e áudios sobre grandes autores e as suas obras, recensões de livros, textos literários de minha autoria e notícias do mundo literário

Chamo-me Sebastião Barata e resido em Lisboa. Tenho 79 anos e leio desde muito novo. Uso a minha grande biblioteca para fazer vídeos e áudios que divulgo nas minhas redes sociais. Sigam-me!

correios.png

Correio azul

É hora do almoço, quando entro na estação de Correios. Tiro a senha 67, olho para o plasma e vejo que vai no número 53. Ao balcão, apenas dois postos abertos.

Claro que fico desanimado. Mas que hei de fazer? Só me resta esperar. Sento-me num daqueles bancos que há nas estações dos correios, que são grandes para duas pessoas e pequenos para três, que, felizmente, só tem um lugar ocupado. Também há um daqueles que são grandes para um e pequenos para dois, que está ocupado por duas senhoras. Uma delas, a mais idosa, tem cerca de setenta anos e usa um vestido de chita muito gasto, que desce até ao meio da perna. Na cabeça, traz um chapéu de palha, enfeitado com o que resta de um ramo de frutos. Levanta-se frequentemente e vai observar o que se passa nos postos de atendimento. Torna a sentar-se, meia anca no banco e meia anca no ar, e faz comentários com a companheira de assento.

 

O serviço evolui com muita lentidão. Ttiiim… 55!… É uma senhora de meia-idade que quer fazer um telefonema, mas não atendem do outro lado. “Há gente em casa, de certeza”, diz. “Então marque outra vez, vá lá agora”, diz a empregada, pacientemente. Ttiiim… 58!… “Quem tem o 58?…” É um senhor que se passeia pela sala, de telefone no ouvido. “58!…” “Desculpe, sou eu”. É atendido.

“Eu aqui com tanta pressa…” queixa-se a idosa do chapéu de palha, enquanto se compõe no estreito assento. Levanta-se e começa a circular em frente do balcão. Cada vez que alguém se aproxima, de senha na mão, ela acompanha-o. Ttiiim… 61!… “Tenho tanta pressa…”, diz ela, mas o outro não se impressiona. Ttiiim… 62!… “Já é tão tarde…” e aproxima-se mais do balcão. Mas alguém pousa a senha e lança-lhe um olhar furioso.

Arrastadamente, as chamadas vão-se sucedendo. No posto 1, ao canto do balcão, a empregada atende há um bom bocado um cliente com um monte de encomendas para despachar. Ttiiim… 65! No posto 4, mesmo à minha frente, é atendido um jovem que pretende enviar um fax. Preenche o impresso, enquanto a empregada aguarda. Paga e afasta-se discretamente. “Finalmente, sou eu a seguir”, diz a senhora do chapéu, de senha na mão e olhos no plasma. Entretanto, a empregada levanta-se e dirige-se ao aparelho de fax, no qual introduz uma folha de texto. Digita um número e aguarda. Pi,pi,pi,pi,pi,pi,pi… Digita novamente e volta a aguardar mais um pouco. Pi,pi,pi,pi,pi,pi,pi… Nova tentativa.

“Isto é uma vergonha, tanta gente para atender e vai fazer serviço interno”, queixa-se a idosa do chapéu de palha, a meia voz, enquanto torce a cara na nossa direção. “Coisas que pode fazer à tarde, certamente. Só espero que, a seguir, não se lembre de ir almoçar”, diz ela. Entretanto, lá segue o fax. Passa a folha e é impresso o comprovativo. “O senhor, faça favor, aqui tem”, diz a empregada ao jovem.

Ttiimmm… 66! “Até que enfim!”. “Boa tarde, minha senhora, que deseja?”, diz a emprega pacientemente. “Envelopes azuis para esta carta”. “Aqui tem o envelope. São oitenta cêntimos”. “Mas eu quero dez envelopes, para não andar sempre no caminho”. “Então, um momento, por favor”. A empregada levanta-se e desaparece.

“Não querem ver que agora foi à casa de banho! Isto é uma incompetência a toda a prova e uma falta de respeito pelas pessoas. Com a minha idade e os meus problemas das costas, deixa-me aqui de pé à espera.” E continua a debitar sentenças no mesmo estilo, enquanto gesticula com veemência. “Desculpe, minha senhora, mas não tinha aqui tantos envelopes como a senhora queria e tive de ir buscar ao armazém”, diz a empregada, que acaba de chegar. “São oito euros”. A senhora do chapéu de palha retira calmamente um porta-moedas da carteira, procura, procura… tira umas moedas… “Só tenho quatro euros”. “Então só pode levar cinco envelopes”, diz a empregada. “Pensando melhor, dê-me só um para esta carta, porque ainda quero ir ao supermercado comprar uma sandes para o meu almoço.”

Ttiiiim… 67! Balcão 4. Finalmente, hora e meia depois, chegou a minha vez. Dirijo-me ao balcão. “Boa tarde, faça favor de dizer”. “Boa tarde, minha senhora”, digo eu, resignado. “Só quero um selo para esta carta.”

 

Posted in

Deixe um comentário

Discover more from Grandes autores Grandes livros

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading